Hidráulica/Robótica 21/8/2018 Uma tecnologia para domar os mares
Como domar os movimentos da maré a ponto de permitir uma caminhada tranquila sobre uma passarela flutuante em alto mar?

A resposta está sendo dada na forma de um protótipo de plataforma de stewart, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela TMSA, empresa gaúcha fornecedora de equipamentos para terminais portuários e movimentação de granéis.

Também chamado sistema anti-heave, o equipamento foi projetado e construído para demonstrar como a tecnologia robótica aliada aos recursos avançados da hidráulica proporcional pode resolver este problema. O sistema atenua automaticamente o efeito das oscilações das ondas e da maré para a transposição segura de cargas e tripulantes nas embarcações, e pode equipar outros ativos que requerem estabilidade para operar, como guindastes e até helipontos.

Solução offshore

Com o objetivo de atender uma demanda real (estabilizar a movimentação de cargas entre embarcações), a TMSA buscou a parceria da UFRGS para criar o sistema anti-heave. A iniciativa contou com o financiamento da Finep, através do edital Navipeças, e o apoio da Parker.

O protótipo foi mostrado no estande da Parker durante a Feimec, exposição realizada em São Paulo. Formado por duplo conjunto de seis cilindros hidráulicos controlados por computador (foto), o equipamento exibido na feira simulava os movimentos do mar e compensava automaticamente essas oscilações, proporcionando o nivelamento da plataforma.

Continue lendo
Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2015