Tecnologias 24/6/2020 Produtos certificados para aplicações vitais
Com o crescimento da demanda global por componentes para equipamentos médico-hospitalares, a equipe Life Sciences (Ciências da Vida) da matriz da Parker nos Estados Unidos criou um grupo de ação que promove troca constante de informações sobre as necessidades dos fabricantes em todo o mundo, a fim de acelerar o processo de produção e as entregas de produtos.  

No Brasil, a Parker atende tradicionais fabricantes de ventiladores pulmonares (popularmente conhecidos como respiradores), fornecendo válvulas de alto desempenho. Para essa aplicação a Parker possui produtos com certificação RoHS, que garante a ausência de substâncias perigosas, como cádmio, mercúrio e chumbo, entre outras, na composição de dispositivos elétricos e eletrônicos. “Este certificado é uma exigência global, e os clientes Parker no mundo todo recebem as peças com essa garantia”, informa Alexandre Biage Augusto, coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Parker.

Lucas de Bastiani, gerente regional de Vendas, ressalta que a Parker possui válvulas específicas, aprovadas e certificadas para uso em respiração humana. “A Parker é reconhecida há muitos anos por sua excelência no desenvolvimento e fornecimento de soluções para a área médica”.

Produção contínua

Novas empresas vêm ingressando no mercado de ventiladores pulmonares desde o início deste ano, fato que contribuiu para acelerar a fabricação de componentes destinados a esses equipamentos. “Para atender a demanda mundial, algumas linhas de produção da Parker nos Estados Unidos estão trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca Augusto. 

Ele revela que a matriz não poupa esforços para dimensionar as demandas das filiais e destinar os produtos de forma a atender todos os países em que a companhia mantém atividades. “Como resultado das ações da equipe de Life Sciences, temos conseguido entregar os componentes em menor prazo com relação ao período anterior à realidade do COVID-19”, informa Augusto.

Os fabricantes de equipamentos médicos estão enfrentando demandas inéditas de produção, e a Parker está colaborando para o sucesso dessas empresas, por meio do fornecimento de soluções de automação, filtração, vedação, blindagem e condução de fluidos e gases para aplicações. São produtos de engenharia avançada, desenvolvidos especialmente para equipamentos que ajudam a salvar vidas.

Ventiladores Pulmonares

Existem duas categorias principais de ventiladores pulmonares: os de UTI, empregados por tempo indeterminado no tratamento de pacientes em centros de terapia intensiva, e os de transporte e emergência, utilizados por pessoas que necessitam de suporte respiratório por um curto período durante deslocamento, por exemplo, em ambulâncias.

Em ambas as categorias, cada fabricante tem um projeto exclusivo que requer componentes desenvolvidos sob medida para seus equipamentos. Nesse sentido, a Parker tem sido um parceiro essencial no fornecimento de válvulas para a fabricação de ventiladores pulmonares no Brasil. Conheça os modelos e as características destes produtos.

V2 – Válvula solenoide pneumática em miniatura
• Válvula de comando (on-off) 2/2 e 3/2 vias
• Fabricada com polímero PBT de baixa densidade (menor peso)
• Vida útil comprovada de 25 milhões de ciclos

X-Valve – Válvula solenoide pneumática em miniatura 
• Válvula de comando (on-off) 2/2 e 3/2 vias 
• Tamanho compacto, apenas 8 mm
• Disponível em pressões de 6, 30 e 100 PSI

VSO® – Válvula miniatura proporcional de vazão
• Válvula proporcional de 2 vias, normalmente fechada
• Precisão no controle de fluxo em até 50 LPM
• Vida útil comprovada de 100 milhões de ciclos

VSO® Max HP – Válvula miniatura proporcional de alta vazão 
• Válvula proporcional de 2 vias, normalmente fechada
• Precisão no controle de fluxo em até 450 LPM
• Vida útil comprovada de 100 milhões de ciclos

VSO® LowPro  – Válvula miniatura proporcional de vazão 
• Válvula proporcional de 2 vias, normalmente fechada, extremamente compacta
• Precisão no controle de fluxo em até 55 LPM
• Vida útil comprovada de 100 milhões de ciclos

LM-Pro – Válvula proporcional de vazão de motor liner 
• Válvula proporcional de 2 vias, normalmente fechada
• Precisão no controle de fluxo em até 550 LPM
• Vida útil comprovada de 100 milhões de ciclos

Saiba mais sobre as soluções de Life Sciences da Parker: Ligue para o número 0800 727 5374 ou mande um e-mail para falecom@parker.com.

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019