Eletromecânica 5/3/2019 Tecnologia torna fontes renováveis mais estáveis e competitivas
Recentemente, a AES Tietê inaugurou, na Usina Hidrelétrica de Bariri (SP), um projeto de armazenamento de energia que é o primeiro do Brasil conectado ao Sistema Interligado Nacional. Clique aqui e veja a matéria sobre a inauguração.

No centro desse inédito sistema de armazenamento de energia desenvolvido pela AES Tietê encontram-se dois inversores de potência bidirecionais 890GT-R, desenvolvidos pela divisão Energy Grid Tie da Parker. 

Especialmente projetados para atender essa aplicação, os inversores 890GT-R permitem controlar as operações de carga e descarga das baterias, conferindo a elas níveis elevados de eficiência e precisão. 

Ao mesmo tempo "coração" e "braço" do sistema de armazenamento, é o inversor de frequência que faz com que a energia AC da rede elétrica seja convertida em energia DC, permitindo o carregamento das baterias nos momentos de baixa demanda ou realizando a operação inversa – transferindo a energia armazenada de volta para a rede quando necessário. 

Solução integrada
 
O inversor Parker opera sincronizado com a rede elétrica, fornecendo saída de energia sempre estável. De construção robusta, as unidades fornecidas à AES apresentam características operacionais que asseguram a qualidade da energia tanto na frequência quanto nos níveis de tensão. 

Outra qualidade do inversor de potência 890GT-R é seu projeto modular. Fornecido em unidades de 88 kW, a solução garante escalabilidade e mobilidade para atender qualquer sistema de armazenamento. 

Compacto, o produto é configurado para montagem em rack de 19 polegadas com trilhos, o que facilita sua instalação em campo. 

Até o momento, as tecnologias desenvolvidas pela divisão Energy Grid Tie da Parker já foram implantadas com sucesso em diversos países, em sistemas de armazenamento que totalizam mais 300 MW.

Para saber mais sobre as soluções de armazenamento de energia da Parker, ligue 0800 727 5374 ou e-mail falecom@parker.com.

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019