Eletromecânica - IoT 10/4/2018 Admirável mundo novo da conectividade - Parte II
Vimos na primeira parte deste artigo como as máquinas podem "falar" entre si, garantindo um novo patamar na produção industrial (Veja aqui a parte 1 desta matéria). Veja agora na segunda e última parte como a Parker está agregando à sua tecnologia de movimento e controle soluções completas de IoT.

Novo patamar de controle

Com a digitalização, a Parker está agregando à sua tecnologia de movimento e controle soluções completas de IoT que permitem aos clientes monitorar seus ativos remotamente de uma maneira mais fácil e com melhor custo–benefício.

Nas linhas de produção, as soluções Voice of the Machine minimizam riscos, custos de manutenção e paradas inesperadas, ao mesmo tempo que ajudam a descobrir onde estão as melhores oportunidades para se alcançar melhorias operacionais.

Com (literalmente) um século de experiência no desenvolvimento e aplicação de componentes e subsistemas em todos os segmentos industriais, a Parker sabe exatamente como e onde equipar as máquinas com sensores para obter saltos de produtividade com economia de recursos.

IIoT na prática

Alguns exemplos de soluções conectadas Parker são o sistema para redes de ar comprimido Transair (com rotinas de monitoramento de desempenho e manutenção preditiva), a interface de controle eletro-hidráulico IQAN (que integra componentes hidráulicos inteligentes com controle eletrônico de hardware e software para simplificar o monitoramento de gestores de frota) e o Parker Tracking System (PTS), uma solução avançada para a gestão de ativos via internet e dispositivos móveis.

As indústrias que mais podem se beneficiar da conectividade IoT são aquelas que possuem operações ou equipamentos em locais de difícil acesso, onde há questões de segurança intrínseca a considerar, onde o tempo de inatividade custa mais e onde, por sua própria natureza, as operações ou processos são custosos ou situados em ambientes altamente regulados.
 
Ou seja, a conectividade IoT representa um recurso fundamental para todas as indústrias, mas é especialmente interessante para empresas de mineração, de petróleo e gás, usinas geradoras de energia, companhias de tratamento de águas e saneamento, indústrias químicas, automobilísticas, nas aplicações envolvendo veículos para movimentação e armazenagem de materiais, para construção e fora de estrada e ainda no setor médico-hospitalar.

Continue lendo
Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2015