Fluid Connectors 11/5/2019 Uma forma mais prática de gerenciar peças
Fabricantes de sistemas de envase e embalagem para o setor de alimentos e bebidas enfrentam o constante desafio de fornecer a melhor assistência técnica possível para seus clientes, disponibilizando desde linhas completas de processamento até pequenos componentes.

Do ponto de vista do cliente, controlar a ampla gama de peças que fazem parte de um equipamento é tarefa complexa e demorada, especialmente na hora de solicitar componentes de reposição.

Para simplificar este processo, a Parker disponibiliza uma ferramenta digital de rastreamento de ativos que reduz o trabalho burocrático dos fabricantes e usuários de equipamentos industriais.

O nome dessa ferramenta é Parker Tracking System (PTS).

Rastreamento em nuvem

Por meio de etiquetas de códigos de barra aplicadas nas peças, o sistema PTS proporciona a rastreabilidade total dos ativos, permitindo que essas peças sejam catalogadas em séries.

Com esta solução baseada em nuvem, os usuários têm acesso a todos os documentos relacionados ao equipamento, como por exemplo relação de componentes, manuais, desenhos e certificações, entre outros. As informações podem ser facilmente acessadas por qualquer dispositivo conectado à internet, gerando economia de tempo e redução de paradas para manutenção não programadas.

Trata-se de uma tecnologia pioneira que a Parker desenvolveu com base em sua ampla experiência no mercado industrial, com o compromisso de oferecer soluções de alto valor agregado a seus clientes e parceiros.

Solução global

Idealizado originalmente para rastrear e gerenciar conjuntos de mangueiras, o sistema PTS teve sua aplicação expandida para produtos de outras divisões da Parker. Atualmente, cerca de 25 milhões de ativos em 62 países são gerenciados com o PTS. São distribuidores, fabricantes de equipamentos e usuários principalmente dos segmentos automotivo, da saúde e da área do petróleo e gás, além da indústria de alimentos e bebidas.

Fabricantes de equipamentos de envase e embalagem têm especial conveniência ao utilizar o PTS, já que o sistema assume grande parte da dispendiosa tarefa de catalogar e organizar informações relacionadas aos componentes dos projetos de cada cliente.

William Sayavich, gerente de Tecnologia da Divisão de Serviços Globais da Parker, explica: "Muitas máquinas ainda chegam aos clientes com manuais e catálogos convencionais; raramente os dados críticos são enviados digitalmente, fato que dificulta a manutenção”.

O sistema PTS automatiza o processo, criando códigos de identificação individuais, registros e etiquetas correspondentes a cada ativo, conjunto, componente ou subsistema fabricado pela Parker ou por seus parceiros.

Nome aos bois

Cada etiqueta PTS contém quatro blocos individuais de informações: 1) Código de identificação individual de 8 dígitos, no formato de código de barras, para ser associado a um ativo; 2) Data de montagem deste ativo; 3) Código customizável (ou código de barras) indicativo do fabricante; 4) Informações para solicitar a reposição da peça. As etiquetas podem ser personalizadas com o logotipo do fabricante e suas informações de contato.

O PTS também pode catalogar códigos em grupo, utilizando etiquetas de nível "mestre" para gerenciar kits ou subsistemas atribuídos a um cliente ou a um equipamento.

Sob demanda

Com o código de barras PTS, os fabricantes podem visualizar todas as informações dos ativos, incluindo a lista detalhada de materiais, certificações e especificações empregadas na fabricação do componente ou do conjunto. A leitura pode ser feita por aplicativo de celular, leitor manual de código de barras ou digitando-se o código de identificação no aplicativo PTS por meio de um computador conectado à internet.

Os registros armazenados no PTS ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, e os dados podem ser acessados via celular por meio do aplicativo PTS Mobile. Ao contrário dos manuais e guias impressos, o sistema PTS permite que administradores atribuam níveis de permissão aos usuários de acordo com a necessidade de informação de cada um.

Ter acesso rápido aos detalhes de construção dos equipamentos é essencial para os fabricantes de máquinas e seus clientes da indústria alimentícia, que assim garantem mais agilidade na substituição de conjuntos complexos e melhor compreensão das funções dos componentes críticos instalados nos sistemas de produção.

Assista ao vídeo sobre rastreamento de ativos com PTS: https://youtu.be/vwgOgzbVZcg

Saiba mais sobre o Parker Tracking System : ligue 0800 727 5374 ou mande um e-mail para falecom@parker.com.
Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019