Encontro/ Inovação 9/7/2019 Todos por um mesmo propósito
Toda vez que um cliente liga para a Parker, o atendente faz a seguinte pergunta: “Você gostaria de ser atendido prontamente por um distribuidor Parker na sua região?”

Esta postura é reflexo de uma estratégia mundial da Parker, que desde 2013 vem intensificando a parceria com sua rede de distribuição para suportar o crescimento da empresa em nível global.

Na prática, sempre que há um distribuidor na localidade informada, os negócios são direcionados a esse parceiro, que conta com total suporte da Parker para atender à demanda do cliente com eficiência e rapidez.

Para reafirmar esta estratégia vencedora, a Parker realizou, em fevereiro deste ano, na cidade de Atibaia (SP), o Encontro Nacional de Distribuidores, que reuniu 97 empresas representadas por 170 profissionais. O evento contou também com a participação de 90 colaboradores Parker, de todas as divisões de negócio.

Conhecimento e integração

Foram três dias de informação, interatividade e entretenimento. Com o slogan “Inovação, você faz parte”, o evento levou aos distribuidores as perspectivas da Parker para este e os próximos anos.

Candido Lima, presidente da Parker, abriu o evento e deu as boas-vindas aos participantes, seguido por Luiz Moura, diretor de Vendas e Marketing para a América Latina.

Durante o encontro, os distribuidores puderam conhecer na prática as iniciativas estratégicas e tecnologias que pautarão os negócios da empresa nos próximos anos, entre elas as soluções relacionadas à Internet da Coisas (IoT).

Salas e estandes de tecnologia foram montados para que os distribuidores pudessem interagir com profissionais de cada Divisão Parker e conhecer as soluções direcionadas aos mercados em que atuam.

Convidado especial, o renomado economista e apresentador Ricardo Amorim trouxe aos participantes informações relevantes sobre inovação e perspectivas da economia no Brasil – com ótima repercussão entre o público. Dinâmicas e ações interativas envolveram os participantes num clima divertido e amistoso.

O mesmo propósito

Por meio de seus consultores de vendas, especialistas de produtos e outros colaboradores que atuam de forma coordenada para suportar os negócios da rede de distribuição, a Parker chegou a mais de 200 pontos de venda em todo o território nacional. Somada, essa força de trabalho coloca no mercado algo em torno de 1.000 profissionais capacitados e engajados em torno de um propósito comum: viabilizar soluções de engenharia em movimento e controle, contribuindo assim para o sucesso de seus clientes e para o aumento da produtividade e competitividade da indústria.

“Nenhuma outra empresa do nosso setor tem uma distribuição com essa abrangência, então gostaria de agradecer o empenho de todos vocês”, enfatiza Alexandre Labat, gerente de Vendas Industriais, Distribuição e Marketing da Parker.

Labat informa que a Parker vem obtendo crescimento consistente na participação da distribuição nos últimos anos: “Em 2014, as vendas por meio de canais indiretos representavam 28% do faturamento e em poucos anos elevamos este número para 37%”, conta.

Novos rumos

Além de mercados já tradicionais, como os de transporte, máquinas agrícolas e de construção, ao longo dos últimos anos a Parker vem intensificando, por meio de seus distribuidores, o atendimento aos segmentos de papel e celulose, alimentício e petróleo e gás, entre outros.

“Devido à nossa abrangente gama de produtos, temos capacidade para fornecer novas tecnologias aos setores emergentes da economia, e isto é um diferencial”, avalia Labat.

Entre as metas para o próximo período destacam-se o crescimento anual médio de dois dígitos até 2022 e a ampliação da rede de distribuição para 220 pontos de venda, chegando a 100 ParkerStores.

Ao que tudo indica, estes números poderão ser alcançados antes do prazo, pois a Parker vem investindo em ferramentas de inteligência estratégica que permitem identificar as localidades com maior potencial para a abertura de lojas e promover um trabalho em parceria com os distribuidores, explica Labat.

Com esse crescimento da rede de distribuição, os clientes passam a contar com maior agilidade na entrega e soluções customizadas para a aplicação dos produtos Parker, pois contarão com novos parceiros locais, capacitados inclusive para desenvolver e implementar projetos de engenharia de aplicação sob demanda para os mercados de cada região.

Conhecimento faz a diferença

Para garantir que os clientes sejam atendidos com excelência pelos distribuidores, a Parker mantém um programa de capacitação contínua, que inclui treinamentos técnicos e comerciais regulares, além de workshops sobre produtos e orientação em projetos.

A transferência de conhecimento é fundamental para que os distribuidores estejam preparados para os desafios da Indústria 4.0: “A transformação digital na indústria é um caminho sem volta e quem não se preparar para esta revolução ficará para trás; inteligência artificial, nuvem, Internet das Coisas, machine learning e deep learning eram termos pouco familiares para nossos colaboradores e distribuidores, mas aos poucos temos trazido esta realidade para o nosso dia a dia”, observa Luiz Moura. “Estamos investindo fortemente em e-commerce e em outras ferramentas digitais para fazermos parte desta nova era tecnológica”, completa.

Moura destaca que o tema “Inovação” foi escolhido para o Encontro de Distribuidores pela oportunidade de engajar a rede nesse novo conceito de trabalho. “É tempo de grandes mudanças em todos os aspectos; por serem peça-chave de nossa cadeia de suprimentos, nossos parceiros têm papel fundamental para sermos reconhecidos pelos nossos clientes como uma empresa realmente inovadora, em tudo o que fazemos”, pontua.

Prontos para o futuro

Para reconhecer os excelentes resultados alcançados pelos distribuidores, a Parker realizou uma premiação especial durante o jantar oferecido no segundo dia do evento. Ao todo, foram premiadas 30 empresas que se destacaram em volume de vendas e crescimento.

“Agradecemos aos nossos parceiros não só por ampliar os negócios mas também pelo empenho em capacitar seus colaboradores para conhecer cada vez melhor o mercado e as novas tecnologias disponíveis”, menciona Labat.

“Temos que estar preparados para qualquer que seja o momento do país, seja de crescimento ou de retração", afirma Moura. "O que fará a diferença é o quanto somos capazes de nos adaptar e superar os desafios; tecnologia e inovação nos ajudarão a criar mais um diferencial competitivo para a empresa”, assegura. “Durante este encontro, tivemos uma perspectiva da relevância que a atividade industrial terá no Brasil nos próximos anos”, enfatiza.

“Expandimos o conceito de inovação buscando aplicá-lo a tudo o que fazemos”, revela Cândido Lima. Ele informa que o evento promoveu o desenvolvimento de ideias, de soluções e a integração da Parker com seus parceiros distribuidores. “Estamos juntos, a cada dia mais fortes”, conclui.

Confira agora a opinião dos distribuidores sobre o evento: 
O número antes de cada distribuidor representa suas respectivas fotos nas duas últimas imagens dessa publicação.

1) Valter Toshio Fukunishi - Hidromatic, de Maringá - PR (distribuidor Parker há 30 anos)
Fiquei positivamente surpreso com tantas informações e inovações apresentadas pela Parker. As palestras trouxeram uma perspectiva muito boa pois a Parker está implementando ferramentas que contribuirão para o sólido crescimento dos negócios na distribuição.

2) José R. Algarra - HMC Hydraulics, de São Bernardo do Campo - SP (distribuidor Parker há 22 anos)
Durante o evento pudemos consolidar ideias, pois todas as divisões da Parker estavam presentes. Isso é fundamental para entendermos para onde estamos caminhando. Fiquei especialmente impressionado com o investimento da Parker em inteligência artificial.

3) Kazuo Shimada - RACITEC, do Rio de Janeiro - RJ (distribuidor Parker há 17 anos)
Estamos num momento de acreditar no Brasil para atrair investimentos. O evento foi um divisor de águas pois a Parker mostrou que está realmente empenhada em valorizar o distribuidor, transmitindo segurança nos negócios.

4) Rodrigo G. Vieira - Control Tech Automação, de Caxias do Sul - RS (distribuidor Parker há 22 anos)
Esta edição do evento teve grande interação do público e trouxe ideias inovadoras. Com o direcionamento que a Parker apresentou, sinto-me mais positivo e confiante no futuro dos negócios. O acesso ao DS (Direct Shipment) vem trazendo resultados positivos em nossa receita de vendas.

5) Sabrina Monjardim Martins - HP Automação, de Serra - ES (distribuidor Parker há 35 anos)
O encontro nos trouxe motivação ainda maior para buscarmos o crescimento com foco em tecnologia. Vamos nos especializar para levar aos nossos clientes as soluções ligadas à Internet das Coisas. Que bom que temos a Parker para nos ajudar a cumprir esse objetivo.

6) Gilberto Neto - KOMAX, de Salvador - BA (distribuidor Parker há menos de um ano)
A Parker demonstrou que somos tão importantes para ela quanto ela para nós. Sou Distribuidor Parker há poucos meses e sinto-me muito honrado por ter participado do evento. Fez pulsar meu coração.

Assista ao vídeo em: https://bit.ly/2QmYJTF
Encontro Nacional de Distribuidores reuniu equipes vindas de todas as regiões do País Candido Lima: “Expandimos o conceito de inovação" Ricardo Amorim palestrou sobre inovação e perspectivas econômicas Alexandre Labat: "Crescimento da participação dos distribuidores é consistente" Exposição de tecnologias teve demonstração de recursos para a indústria digital Candido Lima, Luiz Moura e Ricardo Amorim Circo Vox trouxe descontração ao encontro Foco em inovação: integração foi valorizada com a apresentação de tecnologias disruptivas Valter Toshio Fukunishi, José R. Algarra e Kazuo Shimada Rodrigo G. Vieira, Sabrina Monjardim Martins e Gilberto Neto

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