Fluid Connectors 11/5/2019 Uma forma mais prática de gerenciar peças
Fabricantes de sistemas de envase e embalagem para o setor de alimentos e bebidas enfrentam o constante desafio de fornecer a melhor assistência técnica possível para seus clientes, disponibilizando desde linhas completas de processamento até pequenos componentes.

Do ponto de vista do cliente, controlar a ampla gama de peças que fazem parte de um equipamento é tarefa complexa e demorada, especialmente na hora de solicitar componentes de reposição.

Para simplificar este processo, a Parker disponibiliza uma ferramenta digital de rastreamento de ativos que reduz o trabalho burocrático dos fabricantes e usuários de equipamentos industriais.

O nome dessa ferramenta é Parker Tracking System (PTS).

Rastreamento em nuvem

Por meio de etiquetas de códigos de barra aplicadas nas peças, o sistema PTS proporciona a rastreabilidade total dos ativos, permitindo que essas peças sejam catalogadas em séries.

Com esta solução baseada em nuvem, os usuários têm acesso a todos os documentos relacionados ao equipamento, como por exemplo relação de componentes, manuais, desenhos e certificações, entre outros. As informações podem ser facilmente acessadas por qualquer dispositivo conectado à internet, gerando economia de tempo e redução de paradas para manutenção não programadas.

Trata-se de uma tecnologia pioneira que a Parker desenvolveu com base em sua ampla experiência no mercado industrial, com o compromisso de oferecer soluções de alto valor agregado a seus clientes e parceiros.

Solução global

Idealizado originalmente para rastrear e gerenciar conjuntos de mangueiras, o sistema PTS teve sua aplicação expandida para produtos de outras divisões da Parker. Atualmente, cerca de 25 milhões de ativos em 62 países são gerenciados com o PTS. São distribuidores, fabricantes de equipamentos e usuários principalmente dos segmentos automotivo, da saúde e da área do petróleo e gás, além da indústria de alimentos e bebidas.

Fabricantes de equipamentos de envase e embalagem têm especial conveniência ao utilizar o PTS, já que o sistema assume grande parte da dispendiosa tarefa de catalogar e organizar informações relacionadas aos componentes dos projetos de cada cliente.

William Sayavich, gerente de Tecnologia da Divisão de Serviços Globais da Parker, explica: "Muitas máquinas ainda chegam aos clientes com manuais e catálogos convencionais; raramente os dados críticos são enviados digitalmente, fato que dificulta a manutenção”.

O sistema PTS automatiza o processo, criando códigos de identificação individuais, registros e etiquetas correspondentes a cada ativo, conjunto, componente ou subsistema fabricado pela Parker ou por seus parceiros.

Nome aos bois

Cada etiqueta PTS contém quatro blocos individuais de informações: 1) Código de identificação individual de 8 dígitos, no formato de código de barras, para ser associado a um ativo; 2) Data de montagem deste ativo; 3) Código customizável (ou código de barras) indicativo do fabricante; 4) Informações para solicitar a reposição da peça. As etiquetas podem ser personalizadas com o logotipo do fabricante e suas informações de contato.

O PTS também pode catalogar códigos em grupo, utilizando etiquetas de nível "mestre" para gerenciar kits ou subsistemas atribuídos a um cliente ou a um equipamento.

Sob demanda

Com o código de barras PTS, os fabricantes podem visualizar todas as informações dos ativos, incluindo a lista detalhada de materiais, certificações e especificações empregadas na fabricação do componente ou do conjunto. A leitura pode ser feita por aplicativo de celular, leitor manual de código de barras ou digitando-se o código de identificação no aplicativo PTS por meio de um computador conectado à internet.

Os registros armazenados no PTS ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, e os dados podem ser acessados via celular por meio do aplicativo PTS Mobile. Ao contrário dos manuais e guias impressos, o sistema PTS permite que administradores atribuam níveis de permissão aos usuários de acordo com a necessidade de informação de cada um.

Ter acesso rápido aos detalhes de construção dos equipamentos é essencial para os fabricantes de máquinas e seus clientes da indústria alimentícia, que assim garantem mais agilidade na substituição de conjuntos complexos e melhor compreensão das funções dos componentes críticos instalados nos sistemas de produção.

Assista ao vídeo sobre rastreamento de ativos com PTS: https://youtu.be/vwgOgzbVZcg

Saiba mais sobre o Parker Tracking System : ligue 0800 727 5374 ou mande um e-mail para falecom@parker.com.
Ferramenta digital de rastreamento de ativos cataloga e organiza dados relativos aos equipamentos industriais Etiqueta gerada pelo sistema PTS Dados podem ser acessados pelo aplicativo PTS Mobile

veja outras notícias Controle do movimento na ponta dos dedosUma forma mais prática de gerenciar peçasTecnologias Parker na Expomafe 2019Equipamentos hidráulicos em nuvemAES Tietê inaugura primeiro sistema de armazenamento de energia do PaísEconomia líquida e certaMuito mais segurança nos sistemas pneumáticosConheça o secador com baixo consumo de ar de regeneração

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019