Agronegócio 5/12/2017 ILPF, o milagre da multiplicação no campo
Adotando um plano de rotação de culturas e ocupação intensiva do solo, uma fazenda no Maranhão aumentou em 130% sua produção tanto de grãos quanto de carne; hoje, ela colhe também os lucros gerados por três safras ao ano, sem contar os rendimentos da nova atividade agregada – o reflorestamento. Em outra fazenda, localizada em Goiás, a produtividade pecuária foi multiplicada por dez, enquanto a colheita de grãos (soja e milho) experimentou um salto de 111%. Apesar de formidáveis, esses resultados não são exemplos isolados. No agronegócio já há centenas de propriedades comemorando sucesso semelhante.

A notável explosão de eficiência que começou a ser registrada no campo na última década é resultado direto da aplicação, pelos produtores de todas as regiões do País, do sistema de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF). Trata-se de uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes culturas para aumentar a produtividade do agronegócio de maneira sustentável.

Metas superadas

Os benefícios são tão expressivos que as metas de adesão previstas para o período 2010-2020 (4 milhões de hectares) já teriam sido superadas em 2015. Recente pesquisa mostrou que atualmente 11,5 milhões de hectares utilizam os diferentes formatos da estratégia ILPF, sendo que nos últimos cinco anos o nível de crescimento de adesão ao sistema foi de 10% entre pecuaristas e de 5% entre agricultores.

Continue lendo
Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2015