Eletromecânica 9/5/2017 Mais compactos, mais fortes e (muito) mais eficientes
Que tal ampliar em 25% a produtividade de um processo industrial trocando apenas um compontente? Pois foi esse o resultado da aplicação do cilindro elétrico ETH em uma prensa do setor de termoformagem.

Devido à sua alta capacidade de força, o cilindro elétrico Parker com diâmetro 100 mm foi suficiente para substituir um cilindro pneumático de diâmetro 220 mm. Ao contrário do componente anterior – mais lento devido ao tempo necessário para encher sua câmara de ar –, o cilindro elétrico tornou o ciclo do processo bem mais rápido, confiável e preciso. A economia alcançada foi tão significativa que cobriu em poucos dias o custo da modificação da máquina.

Tendência sustentável 

Da mesma forma, muitos outros processos industriais estão sendo otimizados com essa tecnologia, gerando ganhos expressivos em eficiência energética e com aumento da precisão no controle das operações proporcionados pelo cilindro elétrico.

Além disso, os benefícios são sempre acompanhados pela redução do custo de manutenção quando se opta pelo cilindro de acionamento elétrico – que é isento de problemas com vazamentos, já que sofre menos desgastes nas vedações por não trabalhar com fluidos sob pressão.

Continue lendo

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2015