Hidráulica 28/10/2021 Ônibus e caminhões elétricos se tornam mais eficientes com a solução Parker eHPS
A cada dia a eletrificação de veículos vem ganhando espaço no mundo todo, especialmente no setor de transporte coletivo e de carga. Os sistemas elétricos de propulsão são comprovadamente mais eficientes, confiáveis, silenciosos e limpos que os convencionais motores a combustão. 

Uma das vantagens mais evidentes dos veículos elétricos é o baixo nível de ruído do motor. Em contrapartida, esta característica faz com que outros sons – como por exemplo o da direção hidráulica e o do ar-condicionado – sejam mais facilmente notados, podendo irritar motoristas e passageiros. 

Desafio superado

Acompanhando a tendência da eletromobilidade, a Parker desenvolveu um inovador sistema de bombas eletro-hidráulicas chamado eHPS. Esta solução combina a vantagem da redução de ruído proporcionada pelo design helicoidal PGP505H com o alto desempenho do motor GVM, criando um sistema que oferece direção hidráulica sob demanda, instalação simplificada, alta eficiência e operação silenciosa. 

Com alta potência, o eHPS traz a robustez ideal para a maioria das aplicações em ônibus e caminhões elétricos. Fabricado pela Parker nos Estados Unidos, o conjunto é composto por motor, bomba, tanque, válvula de alívio, filtro e inversor.

O eHPS é ideal para ônibus e outros veículos pesados que demandam alta potência hidráulica para o sistema de direção e operação silenciosa dos sistemas elétricos. 

Mercado latino-americano

Nos últimos cinco anos observou-se crescimento de 216% na circulação de ônibus elétricos na América Latina. Hoje a frota na região é de 2.300 veículos. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking, com 350 veículos, entre trólebus e ônibus movidos a bateria, que incluem veículos articulados. (Fonte: Automotive Business

Diversos municípios brasileiros estão implementando projetos para ampliar a disponibilidade de ônibus elétricos à população. O principal apelo é a questão ambiental, já estes modelos reduzem as emissões de carbono ao substituir aqueles com motor a combustão. No entanto, o conforto acústico é ainda o maior motivo de preferência dos usuários por estes veículos. 

Ao desenvolver produtos e sistemas para veículos elétricos, a Parker reafirma sua posição de vanguarda tecnológica, contribuindo para um mundo melhor. Entre em contato para conhecer em detalhes esta e outras soluções. Envie um e-mail para falecom@parker.com.
eHPS combina redução de ruído com alto desempenho eHPS traz a robustez ideal para aplicações em ônibus e caminhões elétricos eHPS: Vazão, Eficiência e Potência da Pico

veja outras notícias Ônibus e caminhões elétricos se tornam mais eficientes com a solução Parker eHPSConheça as principais técnicas de monitoramento com base em IoTVersáteis e resistentes, bombas de palhetas Parker oferecem alta eficiênciaIoT é a nova realidade da indústria avançadaVálvulas hidráulicas dimensionadas para elevar o desempenho do equipamentoAplicações de alta ciclagem se tornam mais eficientes com cilindros eletromecâniTrabalho remoto eficiente no ambiente industrial

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019