Automação 20/10/2020 Aplicações de alta ciclagem se tornam mais eficientes com cilindros eletromecâni
Em qualquer linha de produção industrial, a economia de recursos é fator-chave para a viabilidade comercial do produto final. Por isso, equipes de engenharia e de manutenção se empenham constantemente para ampliar a eficiência dos equipamentos.

Nesse sentido, a correta especificação de equipamentos e componentes pode trazer ganhos expressivos para a produção.
 
Em operações de alta ciclagem, por exemplo, os Cilindros Eletromecânicos Parker ETH se mostram mais vantajosos quando comparados a cilindros hidráulicos e pneumáticos.

Funcionamento

Nas aplicações convencionais de movimentação linear, que operam com energia hidráulica ou pneumática, o cilindro é impulsionado por um fluido pressurizado que por sua vez é gerado por um compressor de ar ou uma unidade hidráulica e controlado por uma válvula.

Já o cilindro eletromecânico é acionado por um fuso de esferas que se movimenta dentro da haste, impulsionado por uma castanha. O motor elétrico é conectado diretamente ao fuso, dispensando o uso de fluidos para gerar o movimento.

Por eliminar a etapa de transformação de energia, o cilindro eletromecânico evita perdas que são inerentes aos processos hidráulico e pneumático, tornando a aplicação mais eficiente.

Controle preciso

Ao contrário das aplicações pneumáticas e hidráulicas, em que o atuador é controlado por uma válvula, o cilindro elétrico é comandado pelo próprio motor, que executa seus movimentos a partir da programação em um drive (ou acionamento).

Esse controle direto traz dois benefícios: proporciona maior eficiência energética e reduz o risco de defeitos no produto final, uma vez que o movimento do cilindro é 100% preciso e controlado.

Características e vantagens

Disponível em diâmetros de 32 mm, 50 mm, 80 mm, 100 mm e 125 mm, o ETH tem desempenho superior em relação aos demais cilindros elétricos do mercado, pois é o único da categoria que oferece alta densidade de força, com capacidade para acionar cargas de 320 kg até 11,4 toneladas. Entre os benefícios da tecnologia Parker ETH, destacam-se:

• Eliminação da necessidade de unidade hidráulica ou compressor de ar 
• Controle preciso de velocidade, posição e força 
• Aumento da eficiência energética para até 90% 
• Aumento da confiabilidade do processo
• Maior durabilidade com vida útil de até 20.000 Km 
• Substituição simplificada de atuadores pneumáticos do padrão ISO 15552: 2005-12 
• Redução nos custos de manutenção
• Baixa emissão de ruído

O ETH é uma inovação consolidada que se comprovou eficaz especialmente nas indústrias alimentícia, farmacêutica e em montadoras de veículos. Baixe o catálogo para conhecer todas as características deste produto.

Entre em contato com um Distribuidor Autorizado Parker e solicite um estudo de viabilidade para sua aplicação. Para mais informações, ligue para 0800 727 5374 ou envie um e-mail para falecom@parker.com.

A Parker também tem uma linha completa de servodrives e servomotores que complementam a linha de atuadores elétricos. Entre em contato para saber mais.
ETH: inovação consolidada que se comprovou eficaz em várias indústrias

veja outras notícias Aplicações de alta ciclagem se tornam mais eficientes com cilindros eletromecâni

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019