16/3/2016 O real valor do retrofit de máquinas e equipamentos

Retrofit é o processo de modernização de um equipamento ou máquina já considerado ultrapassado ou não conforme com a legislação vigente.

A regulamentação atual NR-12, datada de 24 de dezembro de 2010, busca a redução de riscos operacionais originados por máquinas e equipamentos.

É comum pensar em vários caminhos para a resolução de qualquer problema, e em se tratando de máquinas com alto índice de falhas, máquinas com peças obsoletas, ou ainda máquinas que não ofereçam segurança às pessoas ou confiabilidade ao processo, poderíamos de imediato considerar que o caminho para a resolução deste problema seria a aquisição de uma nova máquina. E talvez esta seja uma escolha correta, mas pode não ser a opção mais econômica. É nesse contexto que o retrofitting surge como uma alternativa a ser analisada e um caminho mais interessante para a resolução desses problemas.

De forma a garantir o atendimento a normas nacionais e internacionais relacionadas à proteção de máquinas e auxiliar o retrofitting do parque industrial brasileiro, desenvolvemos o Parker Safety Solutions, que consiste em soluções em automação para a segurança de máquinas e equipamentos.

Parker Safety Solutions proporciona soluções para adaptação tecnológica de sistemas hidráulicos, mecânicos e eletroeletrônicos de máquinas e equipamentos. Estamos muito entusiasmados com

os trabalhos de retrofitting já realizados em nossas próprias unidades fabris, bem como nas de vários clientes via Safety Solutions.

Apesar de já termos conseguido vendas importantes e contínua demanda por parte de nossos clientes por mais projetos de retrofit usando nossas soluções, a nossa maior satisfação é poder proporcionar maior segurança aos usuários de máquinas, minimizando o risco de acidentes.

É importante notar que:

• A Norma Regulamentadora n.° 12 elevou de 40 para 340 os itens obrigatórios para fabricantes e usuários de maquinários novos e usados.

• Em 2013 houve 9,3 mil autuações por descumprimento da norma e mais de 14,3 mil notificações assinadas pelos fiscais do trabalho.

• Estima-se que os investimentos com retrofit necessários para a adequação do parque fabril brasileiro à norma vigente sejam da ordem de bilhões de reais, sobretudo nos segmentos metalomecânico, plástico, construção civil e alimentício.

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2015