22/8/2017 Teste seus conhecimentos sobre pneumática

A tecnologia pneumática é um recurso fundamental para a transmissão de energia na automação da manufatura. O ar comprimido é amplamente empregado por sua capacidade de amortecimento, proporcionando um movimento mais sutil do que o dos drives hidráulicos e eletromecânicos, principalmente nas operações que envolvem manipulação de materiais.

Diante da versatilidade dos cilindros pneumáticos, é possível transformá-los em uma solução de ótimo custo-benefício, bastando para isso aplicar certos conhecimentos. Acompanhe a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a otimizar o retorno sobre seu investimento em cilindros pneumáticos.

Evite montagem com carga lateral

Cilindros pneumáticos são projetados para executar ações de avançar e retornar. A montagem com carga lateral pode causar desalinhamento, descentralização ou desvio da haste, torque impreciso com emperramento ou lentidão no curso da haste.

Durante a instalação, a haste do cilindro de pistão deve ser alinhada com o componente de encaixe na máquina. Esse alinhamento deve ser conferido com o cilindro aberto e fechado. O alinhamento incorreto reduz a vida útil do cilindro devido ao atrito excessivo da haste e/ou pelo desgaste interno do cilindro.

Continue lendo

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2015