26/2/2019 Dimensionar O-Rings ficou mais fácil

Dois fatores são igualmente importantes para o desempenho e a confiabilidade de um anel de vedação O-Ring: o dimensionamento correto e o material adequado.

O novo aplicativo O-Ring Selector da Parker permite que o usuário selecione corretamente o material e as dimensões deste componente, em uma única plataforma, de forma rápida, fácil e segura. A precisão dos resultados obtidos permite que o O-Ring selecionado atenda satisfatoriamente o desempenho em cada aplicação, baseado no "input" dos dados pelo usuário.

Parker O-Ring Selector

Inter-relacionando diretamente as variáveis tipo de material e dimensional da vedação, o aplicativo Parker oferece um novo patamar de qualidade e praticidade no dimensionamento de O-Rings.

Atualmente disponível no idioma inglês e acessível também por tablets e smartphones, a ferramenta é dividida em três seções principais: 

Service Conditions & Material Selector (Condições de Aplicação e Seleção de Materiais)
Size Selector (Seleção do Dimensional)
Notes (Notas)

A seção Service Conditions & Material Selector (Condições de Aplicação e Seleção de Materiais) se destina ao mapeamento das condições de operação relacionadas ao material. Ao informar a faixa de temperatura de aplicação, a família de polímeros desejada e/ou a dureza do material, o usuário recebe a indicação do material mais adequado de acordo come essas variáveis.

A subseção Advanced Material Selector (Seleção Avançada de Materiais) permite especificar as condições de aplicação com mais detalhe; nela, o usuário pode selecionar o fluido a ser vedado diretamente em um banco de dados com mais de 2.500 opções. Adicionalmente, é possível fazer uma pesquisa de certificações e conformidades exigidas.

Já na seção Size Selector (Seleção do Dimensional), após o usuário inserir as dimensões do alojamento que receberá a vedação (na subseção Hardware Configuration), a ferramenta calculará automaticamente, com base em padrões internacionais, as dimensões e tolerâncias do O-Ring.

Devido à grande flexibilidade de recebimento de dados, o sistema de vedação será sempre "modelado" de forma realista. São levados em consideração inclusive fatores como expansão térmica ou estufamento químico do elemento de vedação, essenciais para um cálculo preciso.

Calcule e exporte

A seção Notes (Notas) possibilita que os usuários adicionem seus próprios comentários e observações ao cálculo. Após o processo de seleção do O-Ring, os dados obtidos podem ser convertidos em um documento PDF e exportados.

O aplicativo O-Ring Selector efetua cálculos tanto no padrão métrico quanto em polegadas.

Acesse o aplicativo em: http://solutions.parker.com/ORingSelector_en.

Para mais informações sobre essa e outras soluções Parker, ligue 0800 727 5374 ou envie um e-mail para falecom@parker.com.

Expediente ©Parker Hannifin Corp. 2019